Concurso

Concurso Internacional de Espumantes

  • O Concurso Internacional de Vinhos BrutExperience2018 pretende avaliar a qualidade de espumantes brutos e brutos naturais do mundo
  • Objectivos:
    • Distinguir e dar a conhecer, aos consumidores, os melhores espumantes nacionais e internacionais
    • Estimular a produção de espumantes de qualidade
    • Contribuir para a expansão da cultura do espumante
  • 1º Concurso internacional exclusivamente dedicado a espumantes de qualidade, com várias Categorias a concurso, onde serão entregues prémios de Prata, Ouro e Excelência
  • Um painel internacional, diversificado, representativo de todo o sector, constituído por jornalistas e bloggers, enólogos, sommelierse outros profissionais do sector.
  • Integração do concurso com o evento público
    • Apresentação pública dos vencedores
    • Prova especial com vinhos premiados

 

O júri do concurso Brut Experience

Agostinho Peixoto

Especialista em Turismo, Gastronomia e Vinhos, escreve para alguns órgãos de comunicação, regionais e nacionais e é co-autor do programa "Àmesa com...", Na Radio Antena Minho. É responsável técnico pela área da gastronomia e vinhos da Região Norte, e preside à Associação de Profissionais de Turismo de Portugal. É membro do júri do Concurso Nacional Gastronomia e Vinhos Verdes e de outros concursos de gastronomia e vinhos a nível regional e nacional.

 

Antonina Barbosa

Mestre em enologia pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto trabalha, desde Agosto de 2004, no Grupo João Portugal Ramos Vinhos, nas empresas Falua e J Portugal Ramos Vinhos Verdes, onde é enóloga, diretora de Produção e diretora da Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar. É membro do painel de prova de diversos concursos nacionais e internacionais.

 

Arlindo Santos

Proprietário da Garrafeira de Campolide, loja de referência de Lisboa, num dos bairros mais tradicionais da cidade, e distribuidora de champagnes e espumantes em Portugal. Fundada em 1988, ainda hoje é procurada pelos bons conselhos de Arlindo Santos em relação às melhorias companhias vínicas para cada comida e às novidades no mercado.

 

António Mendes Nunes

Jornalista há cerca de 50 anos, com passagem por jornais diários generalistas, desportivos e revistas, com colaborações pontuais em rádio e televisão.  Autor de crónicas regulares sobre vinhos e automóveis há mais de 20 anos. Autor uma dezena de livros sobre viagens em Portugal e no mundo, tendo percorrido todos os continentes à excepção da Austrália. Regularmente convidado para Jurado em vários concursos de vinhos em Portugal. 

 

Bruno Antunes

Escanção membro do painel de prova de vinhos de concursos nacionais e internacionais, é proprietário e gestor da empresa distribuidora de vinhos Wineman.

 

Edgardo Pacheco

Jornalista do Correio da Manhã e da CVMTV, desenvolve o seu trabalho sobretudo na área da gastronomia e de azeite, onde é um dos grandes especialistas nacionais. Escreve sobre vinhos há algumas dezenas de anos e é membro do painel de prova de vinhos de diversos concursos nacionais. 

 

Fernando Melo

Licenciado em Engenharia Física Tecnológica pelo Instituto Superior Técnico (1988), é crítico de vinhos e comida desde 1995. É colaborador permanente da revista Vinho Grandes Escolhas (mensal) e da revista Evasões (semanal), entre outros.

 

Gabriela Marques

Escanção pela Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa, trabalha hoje no restaurante Varanda, do Hotel Ritz, Lisboa, depois de ter passado pelos restaurantes Feitoria, do hotel Altis Belém e Lab, de Sergi Arola.

 

Helena Pereira-Muele

Formada em Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Lisboa, é enófila e participa, como jurada, em concursos nacionais de vinhos. Organiza workshops e provas de vinhos e é proprietária e gerente da  loja de vinhos – Wines 9297, em Lisboa.

 

Janna Rijpma-Meppelink

Janna Rijpma Meppelink é, há mais de 20 anos, uma das peritas mais famosas na área de vinhos e culinária da Holanda. Aparece regularmente em programas de televisão holandeses, e escreve artigos em jornais revistas sobre estas temáticas.  É consultora de importadores de vinho, produtores e restaurantes holandeses e a nível internacional e membro do júri de concursos internacionais de vinho.

 

João Barbosa

Formado em História pela Universidade Aberta, é jornalista há mais de 20 anos e escreve sobre vinhos desde 2006. Colabora na Vida Rural, Oleovitis e Enovitis e é membro do júri de diversos concursos nacionais e internacionais.

 

José Carvalheira

Licenciado em Engenharia Agrícola, pela Universidade de Évora, tem diversas especializações em enologia. É responsável do Departamento de Enologia da Estação Vitivinícola da Bairrada (EVB), Diretor e Responsável Técnico do Laboratório de Química Enológica da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro e pela Formação Enológica ministrada na EVB desde 2006. Provador de vinhos da Comissão Vitivinícola da Bairrada, em representação do estado Português, desde 1996, participa habitualmente como membro do júri em Concursos Nacionais e Internacionais de Vinhos.

 

José Domingues

Licenciado em Tecnologia dos Vinhos/Qualidade Alimentar pela Escola Superior de Santarém, trabalha em enologia desde 1999 com diversos produtores de vinhos na Região dos Vinhos Verdes, e na Rias Baixas, na Galiza, Espanha.

 

José Manuel Moroso

Jornalista no jornal Expresso durante mais de 20 anos, transitou mais tarde para o jornal Sol. Actualmente na situação de reforma, trabalha para as revistas GQ e Turbilhão e para o jornal Diário de Notícias da Madeira, onde escreve sobre vinhos. É membro do júri de vários concursos nacionais de vinhos.

 

José Silva

Comissário do Vinho Verde Wine Experience, e um dos maiores especialistas da gastronomia de Portugal, é membro do júri de vários concursos nacionais e internacionais de vinhos.

 

Manuel Gonçalves da Silva

Jornalista especialista em vinhos, restaurantes e gastronomia, trabalha actualmente na revista Visão.

 

Manuel Moreira

É escanção há quase20 anos, fundador da WineService4You, consultor de vinhos em hotéis, restaurantes e wine bar. Vencedor por5 ocasiões do Concurso Nacional de Escanções, evice-campeão domundoem 2008 (WSA) e no TOP 10 no concurso“Best Sommelier of Europe” pela ASI em 2008. Hoje em diaé Consultor, formador e crítico de vinhos (Revista de Vinhos). Galardoado“Best Sommelier in Portugal 2009” pela Wine Business International, “Sommelier of the year 2005” pela Academia Internacional de Gastronomia e “Sommelier of the Year” 2003, pela Revista de Vinhos.

 

Marco Moreira da Silva

Editor do Jornal de Vinhos, site especializado no sector, Marco Moreira da Silva produz vinhos e é membro do painel de prova de concursos nacionais e internacionais.

 

Nuno Martins Silva

Engenheiro Agrónomo pela Escola Superior Agrária de Elvas, é enólogo principal da Quinta do Rol, director de produção da Monte Bluna director de produção e enologia da Curiouswizard.

 

Salvador Manjón

Jornalista, director de La Semana Vitivinícola, revista espanhola da especialidade, é membro de várias organizações ligadas ao sector e membro do painel de prova de diversos concursos nacionais e internacionais.

 

Sérgio Antunes

Escanção pela Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, é Actualmente escanção e chefe de sala do Restaurante Quorum. É também sócio da Wine Service 4 You, empresa de formação, consultoria e prestação de serviços ligada ao sector de vinhos e restauração. É membro do júri de concursos internacionais de vinhos.

 

Vasco Penha Garcia

Engenheiro Agrónomo pelo Instituto Superior de Agronomia, Lisboa, é  pós-graduado em Viticultura e Enologia pela Universidade de Turim, Itália. Enólogo na  Bacalhôa desde 1989, é actualmente coordenador de enologia do Grupo Bacalhôa (Bacalhôa Vinhos de Portugal, Aliança Vinhos de Portugal, Sociedade Agrícola Quinta do Carmo).

 

Valéria Zeferino

Jornalista de vinhos e provadora na revista VINHO – Grandes Escolhas. Fundadora do Winestep, blog de referência sobre vinhos portugueses orientado para todos os mercados em língua russa, colaboradora convidada do jornal russo Vinnaya Karta (“Karta de Vinhos”) e Portugal Wine Guide. Educadora de vinhos, organiza master classes e provas temáticas. Membro do Júri em concursos de vinhos nacionais e internacionais. Consultora de importadores da Rússia e Ucrânia sobre vinhos de Portugal.